Prefeito Álvaro Damião representa Belo Horizonte em painel internacional sobre água e saneamento no Peru

Prefeito Álvaro Damião representa Belo Horizonte em painel internacional sobre água e saneamento no Peru

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, participou nesta quarta-feira (9) do painel “Parcerias para a água e o saneamento: revolucionando a prestação de serviços básicos”, durante o evento PPP Américas 2025, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Lima, no Peru.

O encontro reuniu cerca de 600 participantes presenciais, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia. O painel debateu soluções inovadoras para a gestão dos recursos hídricos e a ampliação da infraestrutura de água potável e saneamento por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Durante sua participação, Álvaro Damião destacou a experiência de Belo Horizonte como referência na utilização de PPPs em áreas essenciais. “Nossa capital foi uma das pioneiras na adoção de contratos público-privados para serviços estratégicos, como saúde, iluminação pública e educação. Somos a terceira maior capital do país, com 2,5 milhões de habitantes, e precisamos colocar o interesse público acima de vaidades políticas para garantir a continuidade dos projetos, independentemente de quem os iniciou”, afirmou.

O prefeito reforçou que a atuação conjunta com a iniciativa privada tem promovido mais eficiência e agilidade na entrega de serviços à população. “Antes, uma escola pública levava até quatro anos para ser construída. Com as parcerias, conseguimos concluir uma unidade em até oito meses. Todos os nossos centros de saúde são hoje construídos e mantidos por meio de PPPs. É essencial que o setor público atue com agilidade, eliminando entraves burocráticos para que esses projetos avancem e beneficiem, principalmente, os que mais precisam”, completou.

O painel foi moderado por Maria Eduarda Gouvêa Berto, especialista sênior em Água e Saneamento do BID. Também participaram da discussão: Alonso Zapata (Almar Water Solutions), Maximiliano Stempels (Aqualia – Peru), Emerson Castro (Ministério da Economia e Finanças do Peru), Áurea Carvalho (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG) e Julio Kosaka (Serviço de Água Potável e Esgoto de Lima).