Projeto Colorindo Venda Nova transforma muros da região em arte urbana

Projeto Colorindo Venda Nova transforma muros da região em arte urbana

Quem passa pela Avenida Vilarinho, nº 5.940, no Bairro Maria Helena, se depara com cores, formas e expressões que deram nova vida ao espaço urbano. O muro da Gerência Regional de Manutenção (Germa) Venda Nova recebeu intervenção do grafiteiro, muralista e artista visual Leonardo Snake, que contou com a colaboração do artista Sérgio Ilídio.

O mural homenageia os trabalhadores da Germa-VN, traduzindo em arte o reconhecimento pelo papel essencial que desempenham na manutenção da cidade e no atendimento à comunidade. A ação integra o Projeto Colorindo Venda Nova, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Edital 003/2023), que prevê cinco intervenções em muros da região.

Segundo o gerente regional de Manutenção Venda Nova, Vinicius Coutinho de Souza, o objetivo é valorizar a identidade local:
— A proposta é destacar a história e o presente de Venda Nova, retratando personagens e acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da região.

Além do muro da Germa-VN, o projeto já contemplou a Praça Santo Antônio (Rua Padre Pedro Pinto, 576) e o Cesec Venda Nova (Avenida Vilarinho, 1.690). Os próximos murais serão realizados no viaduto da Vilarinho com a Avenida Pedro I e em prédios próximos à Praça Santa Mônica, assinados pelos artistas Hely Costa e Edmun.

Com traços marcantes e cores vibrantes, o Colorindo Venda Nova vai além da estética, celebrando a arte urbana como expressão de memória, identidade e reconhecimento social.