Prefeitura mantém projeto original de intervenções viárias no Belvedere após apoio da comunidade

Prefeitura mantém projeto original de intervenções viárias no Belvedere após apoio da comunidade

Atendendo a um pedido da população e com base em estudos técnicos de viabilidade, o prefeito Álvaro Damião anunciou, neste domingo (13), a continuidade do projeto original das intervenções viárias na região do Belvedere, em Belo Horizonte. A decisão foi comunicada durante uma reunião com moradores, onde o prefeito recebeu um abaixo-assinado com mais de 7,4 mil assinaturas favoráveis à execução da proposta.

Além das melhorias no trânsito, o plano da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) contempla o plantio de cerca de 860 árvores na região e a requalificação ambiental da Lagoa Seca, que será transferida para domínio público, transformando-se em um espaço de convivência e lazer para a população.

“As obras estruturantes no Belvedere são fundamentais para resolver gargalos históricos na entrada e saída do bairro. Nosso objetivo é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida de quem vive ou circula pela região”, destacou o prefeito Álvaro Damião.

Estudos técnicos confirmaram inviabilidade de mudanças

Segundo o prefeito, após ouvir um grupo de moradores contrários ao projeto original, a PBH avaliou alternativas, mas os estudos apontaram que qualquer modificação seria tecnicamente inviável, reafirmando a necessidade de manter o projeto conforme planejado.

Obras previstas e cronograma

O projeto da Prefeitura prevê duas grandes intervenções nas imediações do BH Shopping, com investimento estimado em R$ 16 milhões. A primeira delas é o alargamento do viaduto sobre a BR-356, permitindo a criação de uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere–Santa Lúcia, além do ajuste das alças de acesso já existentes.

O contrato com a empresa responsável pelas obras já foi assinado e encontra-se na fase de verificação estrutural. A previsão é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre deste ano, com conclusão prevista para o final de 2026.

A segunda intervenção será a implantação de um novo viaduto, permitindo o acesso direto da BR-356 (sentido BH–RJ) à MG-030 (sentido BH–Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/avenida Raja Gabaglia. Esta etapa está atualmente em fase de estudos e elaboração de projetos.