Prefeitura entrega obras do platô superior da Praça do Papa em BH

Prefeitura entrega obras do platô superior da Praça do Papa em BH

O prefeito Álvaro Damião participou neste sábado (30) da entrega das obras do platô superior da Praça do Papa, localizada na base da Serra do Curral, em Belo Horizonte. A área recebeu piso cerâmico, jardins, bancos e passeios, tornando-se o primeiro trecho concluído da requalificação em andamento.

As melhorias fazem parte da ampla reforma conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), dentro do programa Centro de Todo Mundo, com investimento total de R$ 11,1 milhões, provenientes de recursos próprios do município e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

“Hoje estamos entregando a parte superior da Praça do Papa e até o fim do ano concluiremos também a parte inferior. Quem conhece a história da Praça, da vinda de João Paulo II a Belo Horizonte, sabe o quanto ela é importante para a cidade, para Minas e para o mundo”, destacou o prefeito.

Obras em andamento

Além do platô superior, outros trechos seguem em obras:

  • Platô intermediário: finalização do assentamento de cerâmica e plantio de grama nos taludes.

  • Platô inferior: execução do paisagismo ainda em andamento.

O projeto inclui ainda a instalação de playground, equipamentos da Academia da Cidade e banheiro público, além da demolição e recomposição do piso, modernização da iluminação, implantação de irrigação automática, revitalização do mobiliário urbano e integração da área verde onde hoje está o playground. As áreas ainda em obras permanecerão fechadas, sem impacto no trânsito da região. A previsão é concluir todos os trabalhos até o final do ano.

BH + Feliz

A entrega do platô superior foi marcada por uma edição especial do programa BH + Feliz, com atividades gratuitas para o público. Entre as atrações, houve:

  • Aulão de forró da Academia da Cidade;

  • Oficinas criativas, como “Kokedamas: Trocas Sustentáveis”, confecção de dedoches e introdução às artes visuais;

  • Pintura de mãos e rostos, brinquedos e brincadeiras com Leo Ladeira;

  • Serviços sociais, como o “Família Acolhedora”;

  • Apresentações musicais, incluindo Rodrigo Borges interpretando clássicos do Clube da Esquina, espetáculo circense “A Magia Está no Ar” e a “Roda de Samba da Aninha”.

O prefeito ressaltou o caráter democrático do programa:

“O BH + Feliz é para tornar as pessoas mais alegres e felizes com suas famílias. Muitas vezes, aquele momento no fim de semana, de brincar com os filhos, é a principal alegria de quem vive em Belo Horizonte. Mas não é só para as áreas carentes: toda a cidade merece ser feliz. É um programa pensado para todos.”