Prefeitura de Belo Horizonte inicia reforma de unidade que vai integrar dois centros odontológicos e central de atendimento judicial

Prefeitura de Belo Horizonte inicia reforma de unidade que vai integrar dois centros odontológicos e central de atendimento judicial

A Prefeitura de Belo Horizonte deu início neste mês às obras de reforma do prédio localizado na esquina das ruas Paracatu e dos Goitacazes, no bairro Barro Preto, que abrigará de forma integrada dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) — Paracatu e Centro-Sul — e a Central de Atendimento Liminar (CAL). O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e ampliar a capacidade de atendimento da rede SUS-BH.

Com investimento de R$ 7,7 milhões do Fundo Municipal de Saúde — recursos financiados pelo BNDES e pelo Tesouro Municipal —, a obra tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. A reforma vai modernizar a estrutura existente, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde bucal e ao atendimento de demandas judiciais.

Ampliação e modernização

O prédio na Rua Paracatu, nº 214/1.550, já abriga o CEO Paracatu e o CAL. Após a reforma, também passará a sediar o CEO Centro-Sul, atualmente instalado na Rua dos Carijós, em um imóvel com estrutura mais precária. A mudança permitirá mais conforto e acessibilidade para usuários e profissionais.

O projeto prevê a redistribuição de consultórios odontológicos, áreas de exames e cirurgias, e espaços de atendimento, respeitando a autonomia dos dois CEOs. O CAL também será reconfigurado, com ampliação e verticalização do estoque, agora reposicionado no térreo, facilitando a logística de atendimento às determinações judiciais.

Entre os serviços contemplados na obra estão:

  • Demolições e adequações internas;

  • Reforma completa do telhado;

  • Instalação de elevador de macas e acessibilidade nas escadas;

  • Troca de pisos, esquadrias e pintura;

  • Novas instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio;

  • Implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

Mais eficiência e melhor uso dos recursos

De acordo com o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes, a intervenção é estratégica para melhorar a eficiência e a gestão dos serviços de saúde. “A reforma vai proporcionar melhores condições de atendimento, segurança e acessibilidade. Além disso, vamos aproveitar os espaços ociosos para integrar os dois centros odontológicos em uma estrutura moderna e funcional, o que representa também economia e melhor gestão dos recursos públicos”, afirmou.

Com a integração dos serviços e a modernização da infraestrutura, a expectativa é oferecer mais agilidade, conforto e resolutividade no atendimento à população, reforçando o compromisso da Prefeitura com a qualidade do SUS-BH.