Prefeito Álvaro Damião reforça pedido de mais investimentos federais em saúde durante encontro com ministro Alexandre Padilha

Prefeito Álvaro Damião reforça pedido de mais investimentos federais em saúde durante encontro com ministro Alexandre Padilha

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, participou neste sábado (12) de uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento realizado na capital mineira pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), Associação Mineira dos Municípios (AMM) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

No encontro, que reuniu gestores de várias cidades mineiras, Damião destacou a urgência de um maior apoio do Governo Federal para custear os serviços de saúde, especialmente devido ao grande fluxo de pacientes de outras cidades que buscam atendimento na capital.

“Os problemas de Belo Horizonte são semelhantes aos de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa. Boa parte dos prefeitos precisa recorrer à capital quando o cidadão tem um problema de saúde mais grave. Nosso atendimento precisa ser igual para todos, mas o gargalo é muito grande”, afirmou o prefeito.

Segundo Damião, Belo Horizonte destina atualmente quase um terço de sua arrecadação para manter o funcionamento da rede municipal de saúde. Mesmo assim, o déficit mensal na área chega a R$ 43 milhões.

“Belo Horizonte cobre essa diferença para garantir o atendimento, mas precisamos do Ministério da Saúde para reduzir esse déficit, pois o impacto nas contas públicas é muito alto”, reforçou.

Novo hospital na Gameleira

Durante a reunião, o prefeito também lembrou que o novo hospital que será construído na região da Gameleira, em parceria com o Governo de Minas Gerais, será uma referência para toda a Região Metropolitana.

“Ontem aprovamos uma lei na Câmara Municipal liberando o terreno na Gameleira para viabilizar a obra de um dos maiores e mais modernos hospitais públicos do Brasil, que vai atender pacientes do SUS de Belo Horizonte e de cidades vizinhas”, completou.