PBH promove mutirão de limpeza para combater o Aedes aegypti na região Norte

PBH promove mutirão de limpeza para combater o Aedes aegypti na região Norte

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Belo Horizonte promove mais um mutirão de limpeza para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação será realizada na Região Norte da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Desde o início do ano, já foram realizadas 58 operações, resultando na coleta de aproximadamente 136 toneladas de resíduos em cerca de 22 mil imóveis. Além da remoção de materiais que possam acumular água, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) orientarão a população sobre a importância do descarte correto e das medidas preventivas contra as arboviroses.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão as ruas envolvidas na ação, informando os moradores sobre os materiais que devem ser descartados, além da data e horário da coleta realizada pelo caminhão da SLU.

Atenção redobrada dentro de casa

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,1% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os principais criadouros incluem pratinhos de plantas, recipientes descartáveis e bebedouros de animais domésticos.

Por isso, a Prefeitura reforça a importância do engajamento da população no combate ao mosquito. Pequenas ações semanais, que levam cerca de 10 minutos, podem evitar o acúmulo de água e reduzir os riscos de proliferação do Aedes aegypti.