MEI agora tem novas regras para emitir nota fiscal

MEI agora tem novas regras para emitir nota fiscal

Estão em vigor as novas normas para emissão de nota fiscal para microempreendedores individuais (MEIs) que realizam compra e venda de produtos. As mudanças mais marcantes incluem exigência de atualização de informações e de códigos usados no sistema de emissão.

As alterações afetam tanto a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) quanto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Além disso, é preciso atualizar a tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), que classifica a transação como compra e venda e determina os tributos incidentes.

O MEI deve incluir o Código de Regime Tributário Simples Nacional – MEI (CRT 4), que deve ser usado com o CFOP correspondente. É o próprio MEI deve preencher corretamente o regime tributário. A validação dos dados deve ser feita pelas Secretarias da Fazenda dos Estados.

No caso de CFPOs com operações diferentes das disponibilizadas pela Receita Federal, o MEI deve buscar informações na Secretaria da Fazenda estadual sobre o que fazer.

Outra mudança importante é que, quando for realizar vendas interestaduais, o MEI não é preciso se preocupar em preencher informações sobre o Diferencial de Alíquotas: para usar o CRT 4, ela é irrelevante.

As novas regras do MEI em 2025 inclui também mudança no valor do pagamento mensal, no teto de faturamento e na emissão de notas fiscais.

(Fonte: Revista Oeste, Sebrae. Imagem: Marcello Casal Jr /Agência Brasil)