Guarda Civil Municipal reforça segurança de usuários do transporte público nas principais estações de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Guarda Civil Municipal, mantém ativa a Operação Viagem Segura, que reforça a segurança dos usuários do transporte coletivo em pontos estratégicos da cidade. A ação ocorre diariamente, das 14h às 2h, com patrulhamento nas estações de transferência e integração dos principais corredores de transporte público, como as avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Nossa Senhora do Carmo e Rua Padre Pedro Pinto.
Nos três primeiros meses de 2025, a operação realizou 7.362 patrulhamentos, resultando em 400 abordagens, 636 orientações preventivas e 16 detenções. As equipes também atendem ocorrências e denúncias feitas por usuários e motoristas de ônibus por meio do telefone 153.
“A Operação Viagem Segura contribui para dar segurança para os usuários nos deslocamentos diários, diminuir a criminalidade e consolidar os espaços públicos das estações e pontos de ônibus como locais cada vez mais seguros”, afirma Humberto Alves Santos, supervisor do Departamento de Ordem Pública.
Patrulhamento intensificado no Hipercentro
Além da operação nas estações, a Guarda Civil Municipal também atua na Operação Hipercentro Seguro, com reforço da presença nos principais pontos de embarque e desembarque da região central. A ação é intensificada nos horários de pico e cobre locais com grande fluxo de passageiros dos sistemas municipal, metropolitano e do metrô.
As duas operações fazem parte da estratégia da Prefeitura de garantir mais segurança nos deslocamentos diários da população, com foco na prevenção de crimes e no acolhimento dos usuários do transporte público.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.