Estratégias à expectativa de chuvas fortes em MG: qual é o panorama do cultivo de soja?

Estratégias à expectativa de chuvas fortes em MG: qual é o panorama do cultivo de soja?

O plantio da soja em Minas Gerais está liberado desde o dia 30 de setembro, mas os produtores ainda enfrentam uma série de desafios relacionados à semeadura. Luiz Carlos Saad, vice-presidente da Aprosoja Minas Gerais, alerta para a gravidade da situação hídrica no estado. “Desde março, o estado enfrenta uma estiagem severa, com uma deficiência hídrica que afetou drasticamente a produção da safrinha”, detalha.

Saad observa que, embora a irrigação tenha sido uma alternativa para alguns, ela se mostrou limitada devido à falta de chuvas, comprometendo a recomposição hídrica necessária para o cultivo. As previsões meteorológicas para outubro não são otimistas, indicando chuvas entre 6 e 20 milímetros, um volume insuficiente para o início do plantio.

“Para um plantio adequado, seriam necessários pelo menos 100 milímetros de chuvas na região. As lavouras irrigadas, que normalmente são plantadas antecipadamente, ainda não estão em condições de receber as sementes”, explica Saad. Essa situação leva muitos produtores a questionar se poderão iniciar a semeadura no prazo ideal.