Estação de Integração Pampulha Celebra uma Década de Serviço nesta Sexta-feira

Estação de Integração Pampulha Celebra uma Década de Serviço nesta Sexta-feira

A Estação de Integração Pampulha, parte do sistema de transporte coletivo da capital, completa 10 anos nesta sexta-feira (17). A data será lembrada pela Prefeitura de Belo Horizonte com uma série de ações educativas sobre prevenção a acidentes de trânsito, voltadas principalmente para os pedestres, e também com uma apresentação da Banda da Guarda Municipal.

A Estação Pampulha foi inaugurada no dia 17 de maio de 2014, durante a primeira fase da operação do MOVE no Corredor Antônio Carlos. Desde então, a população das regiões Pampulha, Norte e Venda Nova passou a contar com o novo serviço de transporte coletivo.

A Estação começou a operar com três linhas troncais do MOVE. Hoje, dez anos depois, a estação opera com 30 linhas, sendo 17 alimentadoras e 13 troncais.

Por dia, são realizadas cerca de 3.200 viagens, em 265 ônibus. A estação conta com sete plataformas, sendo duas para atender as linhas do MOVE e cinco para as linhas alimentadoras.

Cerca de 50 mil passageiros passam diariamente pela Estação Pampulha, que conta com uma estrutura de atendimento ao público com banheiros com adaptação para pessoas com deficiência, quiosques de lanches, além de um estacionamento com cerca de 200 vagas de Rotativo Digital.

Ações do Maio Amarelo

Como parte da celebração de aniversário da Estação Pampulha, serão exibidos vídeos educativos e distribuídos folhetos com mensagens e orientações para pedestres. Agentes também irão alertar sobre a prática de hábitos seguros e convidar as pessoas a serem colaboradoras de um cenário mais propício à preservação da saúde e da vida.

O Maio Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a necessidade de redução dos acidentes e traz neste ano o lema “Paz no trânsito começa por você”.

Dados preliminares do relatório de sinistros de 2023 apontam um aumento de 4% no número de atropelamentos com vítimas em Belo Horizonte, em comparação com o ano anterior. Foram 1.277 atropelamentos em 2022 e 1.328 em 2023. Em função desta realidade, a campanha da Prefeitura de Belo Horizonte deste ano é focada no pedestre.

Banda da Guarda Municipal

A apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal vai fechar a comemoração. Composta por 34 instrumentistas, a Banda tem amplo repertório que inclui temas clássicos, sucessos da música popular brasileira, trilhas sonoras de filmes e baladas internacionais.

Programação

16h às 17h – Campanha educativa contra atropelamentos – distribuição de folhetos e alerta aos usuários.
17h às 18h – apresentação do Grupo Querubins.
18h às 19h – Exibição de vídeos do Maio Amarelo e Pocket Palestras dos agentes.
19h – Apresentação da Banda da Guarda Municipal.