Conclusão das Obras no Viaduto Tiradentes Prevista para o Segundo Semestre

Conclusão das Obras no Viaduto Tiradentes Prevista para o Segundo Semestre

As obras do Viaduto Tiradentes, que vai interligar a avenida Amazonas, na altura do bairro Cachoeira, aos bairros Tiradentes e Kubitscheck, serão concluídas no segundo semestre deste ano. O novo prazo foi pactuado após a obtenção de todas as licenças para a construção do viaduto pela EPO Empreendimentos e por um fundo de investimentos imobiliários, que assumiram as obras. Com projeto diferente, as novas intervenções já tiveram início no local, com acompanhamento da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

O viaduto será concluído por meio de contrapartida da iniciativa privada, com investimentos em torno de R$ 2,5 milhões. O empreendimento irá compor um novo complexo viário que conectará a área, que passa por grande expansão urbana, à região Norte. Por fazer a transposição da linha férrea, o novo projeto de adequação do viaduto foi apresentado à VLI Logística há cerca de um ano para análises e autorização para a continuidade das obras.

No início das tratativas para a continuação das obras, o grupo de investidores apresentou laudo técnico à Prefeitura de Betim atestando que a estrutura já existente do viaduto apresentava divergências com o projeto estrutural fornecido pelos antigos proprietários do loteamento, dentre outras falhas que serão corrigidas pelo projeto atualizado.

O início dos trabalhos de reforma e recuperação envolvem diversos ensaios para se comprovar a resistência característica do concreto da estrutura existente. Dentre as adequações já iniciadas estão o aterramento da base do viaduto para possibilitar o acesso às rampas que também passam por uma correção na inclinação, atenuando a declividade para possibilitar o tráfego de caminhões; a correção do apoio das vigas pré-moldadas do vão central; e a instalação de estrutura de suporte da passarela de pedestre em concreto armado.

Além disso, parte das vigas existentes do vão principal que sofreram processos erosivos também será substituída. Todas as alterações seguem as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Após um longo processo de discussões, inclusive com a VLI, essa história chega ao capítulo final, com uma solução definitiva que trará inúmeros benefícios para o desenvolvimento de Betim. É mais uma importante obra de infraestrutura urbana que ficará à disposição da população”, salienta o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.