Campanha de atualização da caderneta de vacinação segue até 31 de outubro em todo o país

Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar a Caderneta Nacional de Vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde de todo o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses e repassados R$ 150 milhões aos estados e municípios para apoiar a organização das ações em cada território.
Durante o lançamento da campanha deste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a segurança e a eficácia das vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate a doenças preveníveis.
“Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis do que hoje para te vacinar – numa época em que as vacinas não estavam todos os dias nas unidades básicas de saúde e, muitas vezes, só chegavam no dia da campanha nacional daquela doença”, destacou Padilha.
Vacinas disponíveis
Entre as doses ofertadas estão:
BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Campanha digital e acompanhamento pelo SUS
Para incentivar a atualização vacinal, o Ministério da Saúde também fará chamadas personalizadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de alcançar 40 milhões de pessoas.
A ferramenta é gratuita, disponível na web e nos sistemas iOS e Android, e requer conta Gov.br.
No ambiente do app, é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, acompanhar o histórico vacinal, conferir próximas doses e visualizar atualizações em tempo real.
Cobertura vacinal cresce no país
Segundo o ministério, a campanha integra o esforço nacional de recuperação das coberturas vacinais, que vem apresentando resultados positivos nos últimos anos.
Entre 2022 e 2024, houve crescimento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a poliomielite e aumento de 40% na vacinação com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Diante do avanço de casos de sarampo nas Américas, especialmente na América do Norte — que concentra 99% dos sete mil registros do continente —, o Brasil reforçou a imunização para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.
Dia D da vacinação
O Dia D de Mobilização Nacional será realizado em 18 de outubro, com horário estendido de atendimento nas unidades básicas de saúde de todo o país.
“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas o 18 de outubro será uma oportunidade estratégica para mobilizarmos, juntamente com estados e municípios, as localidades com maior concentração de crianças, garantindo que todas sejam protegidas durante o Dia D”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Fonte: Agência Brasil

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.