Belo Horizonte reforça segurança viária com novos dispositivos de alerta de enchentes

Para garantir mais segurança viária e proteger a população durante o período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte está ampliando a instalação de dispositivos de alerta de enchentes em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa faz parte do conjunto de ações preventivas coordenadas pela BHTrans para reduzir riscos e melhorar a mobilidade urbana em situações de chuva intensa.
Os dispositivos funcionam de forma simples e eficiente: a luz amarela piscante indica que o motorista deve redobrar a atenção ao transitar pelo local em dias de chuva, enquanto a luz vermelha sinaliza interdição à frente por conta de alagamentos — ou seja, o condutor deve evitar seguir pelo trecho. Se o equipamento estiver desligado, é sinal de que não há risco de inundação naquele ponto. As placas instaladas junto aos dispositivos reforçam a sinalização com mensagens como “Risco de inundação” e “No vermelho, não avance”.
De acordo com Márcio Pacheco, superintendente de Operações da BHTrans, dez novos equipamentos serão instalados gradualmente em áreas consideradas críticas, como as avenidas Francisco Sá, Augusto de Lima, Teresa Cristina, Dom João VI e a trincheira da Avenida Vilarinho. “A expansão vai considerar as adequações técnicas necessárias em cada local. Além disso, nossos agentes seguem monitorando as vias em tempo real, podendo acionar bloqueios nos aplicativos de mobilidade urbana para orientar motoristas sobre rotas alternativas”, explica Pacheco.
A sinalização já está em operação desde fevereiro de 2024, quando a primeira placa foi instalada na Rua Joaquim Murtinho, no Bairro Santo Antônio. Ao longo do primeiro semestre deste ano, outros pontos foram contemplados, como a Rua José Cleto, no Palmares, e a Avenida Bernardo Vasconcelos, no Renascença.
Trabalho preventivo integrado
As ações de prevenção a alagamentos em Belo Horizonte envolvem um trabalho integrado de diferentes órgãos municipais, como a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal, o Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), o SLU, além da BHTrans e da Sumob.
A Defesa Civil faz o monitoramento constante das condições climáticas. Em caso de previsão de chuva forte, um protocolo é acionado com medidas preventivas e emissão de alertas, que são compartilhados com as equipes do COP-BH. Os agentes de trânsito e a Guarda Municipal monitoram os pontos mais suscetíveis a inundações, realizando fechamentos de vias e orientando motoristas e pedestres sobre rotas alternativas.
Os alertas também são enviados à população, ajudando a evitar deslocamentos em regiões de risco. Todo o material de sinalização é armazenado em locais estratégicos para que as equipes atuem rapidamente sempre que necessário.
As medidas reforçam o compromisso da Prefeitura em cuidar da segurança de quem circula pela cidade, especialmente nos períodos de maior risco de chuvas intensas e alagamentos.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.