Minas Gerais Ganha Nova Planta Solar com Capacidade de 69 Megawatts

Minas Gerais Ganha Nova Planta Solar com Capacidade de 69 Megawatts

A cidade de Paracatu foi escolhida pela para receber o investimento de 900 milhões de reais em uma usina. As obras devem gerar quase mil postos de trabalho. Com o anúncio, o estado deve se tornar um dos maiores em produção de energia limpa no país.

Uma planta de geração de energia solar será instalada em Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais. O Parque Luiz Carlos, de energia solar, deve ter uma produção de 69 Megawatts. Isso é suficiente pra atender uma cidade de 500 mil pessoas.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela ArcelorMittal, que deve investir cerca de 900 milhões de reais no empreendimento. Mil postos de trabalho devem ser criados.

Todo o volume de energia gerado será destinado às operações da própria empresa e a expectativa é de que o parque esteja em operação comercial plena em dezembro de 2025. O projeto está alinhado aos objetivos de autossuficiência em energia elétrica renovável para unidades industriais e descarbonização das operações da siderúrgica.

Contando com o novo parque no interior de Minas, o investimento em energia renovável é de 6 bilhões de reais. A empresa tem a meta de chegar a 5050 com geração neutra, ou seja, sem a emissão de dióxido de carbono, segundo o ceo da ArcelorMittal, Jefferson de Paula.

O nosso consumo de energia elétrica pra produzir esse aço no Brasil gira em torno de um giga de megawatts. Então nós estamos investindo. Nós hoje temos 45% que nós compramos e 55%nós que já produzimos, mas vamos aumentar essa produção e chegando a 80% a mais ou menos. E outro item muito importante pra nós é a meta que nós temos de chegar em 2050 com produção neutra. Só nos três parques que teremos em Minas e na Bahia vamos reduzir a emissão de 250 mil toneladas de CO2 por ano”, explica.

Minas Gerais gera 20% da energia solar do Brasil e novos projetos já foram homologados na Agência Nacional de Energia Elétrica. O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio, diz que a ideia é fazer com que os números aumentem.

 

“Nós estamos hoje com 8,96 gigawatts de energia. Quando assumimos o governo eram 500 megawatts. Minas gera 20% da energia solar do país. Também temos já homologados na ANEEL outras dezenas para serem instaladas. E os empregos gerados na construção dessa planta se perpetuarão em Minas Gerais por muitos anos ainda”, projeta.

 

Além de Minas, investimentos em energias renováveis também foram feitos na Bahia. No estado já existe um projeto em energia eólica. A previsão é que também seja feita produção de energia solar. A ArcellorMittal é a maior produtora de aço do Brasil e atende 140 países.

Fonte: CBN