Programa Energia Legal da Cemig registra mais de 20 mil regularizações

Programa Energia Legal da Cemig registra mais de 20 mil regularizações

Em pouco mais de um ano de atuação em comunidades e ocupações da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Programa Energia Legal da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) chegou a mais de 20 mil regularizações do fornecimento de energia de moradores antes atendidos por ligações clandestinas na rede elétrica da companhia. A companhia pretende regularizar cerca de 240 mil famílias com um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. Esse investimento abrange a implantação de novas redes, inclusão na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e doações de padrões de energia e lâmpadas eficientes para as famílias beneficiadas.

Além de eliminar riscos de acidentes elétricos, aumentando a segurança para as comunidades, o Programa Energia Legal da Cemig melhora a qualidade do fornecimento, leva oportunidades de renda e condições de cidadania para as populações de baixa renda.

“Por meio de uma forte interação entre nossas equipes, poder público, nossos fornecedores e as próprias comunidades beneficiadas, estamos levando uma energia de qualidade e de forma muito mais segura para milhares de famílias. Estamos, de fato, transformando a vida das pessoas com mais segurança, conforto, inclusão social e desenvolvimento sustentável”, afirma o engenheiro de Expansão do Sistema Elétrico da Cemig, Carlos José Thiersch.

Ocupação Izidora é regularizada pelo Energia Legal

Recentemente, a ocupação Izidora, uma das maiores em zona urbana da América Latina, teve a regularização do fornecimento de energia elétrica concluída pelo Programa Energia Legal da Cemig. A companhia destinou R$ 25 milhões para a construção das redes de distribuição, doação de padrões de energia e substituição de lâmpadas, beneficiando mais de 4.500 famílias nessa ocupação.

Localizada entre os municípios de Belo Horizonte e Santa Luzia, a ocupação Izidora teve início em 2013 com quatro grandes comunidades: Vitória, Rosa Leão, Esperança e Helena Greco. Nos últimos anos, o Governo de Minas e a Cohab-MG passaram a atuar na regularização do terreno, que foi finalizada no ano passado. A implantação da rede elétrica regular na região só foi possível com a atuação conjunta da Cemig, do Ministério Público, das prefeituras municipais e das lideranças das comunidades.

“Temos 11 anos de comunidade e estamos felizes com a chegada da energia. Todas as casas do Izidora estão com a rede da Cemig, temos iluminação nas ruas. A Cemig foi a primeira a chegar e temos esse avanço. É uma alegria como moradora e líder comunitária ver que a dignidade está chegando à ocupação Vitória”, afirma a líder da ocupação Vitória, Paula Cristina Fonseca da Silva, Moradora da ocupação Vitória desde 2016.

Já Renata Santos de Oliveira, também moradora, participou ativamente da luta para a regularização da comunidade. Ela recorda de uma situação em dezembro de 2017, quando a capital estava toda decorada e o seu filho decidiu escrever uma carta para o Papai Noel pedindo que tivesse luz em sua residência.

“Era final de ano e estava com meus três filhos e meus dois irmãos pequenos. A cidade estava toda enfeitada por conta do Natal e eles ficaram encantados com os pisca-piscas espalhados pelas ruas. Expliquei para eles os motivos de não termos isso em casa. Mas, logo depois, eles escreveram a cartinha para o Papai Noel pedindo que a gente tivesse luz na nossa casa, para que eles pudessem tomar banho de chuveiro”, destaca a moradora.

“Depois de alguns anos, no final de 2023, tivemos a ligação da energia na nossa casa e isso foi um reconhecimento da nossa luta. Hoje, estamos com a luz em nossas residências, nossas ruas iluminadas e isso é uma conquista muito grande para nossa comunidade”, completa.

Para o morador da ocupação Rosa Leão, João Alves de Passos, o Programa Energia Legal trouxe muito mais do que energia elétrica de qualidade para a região.

“Antes de a Cemig entrar, a gente não existia aqui. Não podíamos chamar carros de aplicativos, porque eles não vinham. A gente não tinha comprovante de residência e hoje temos, graças a Deus”, enfatiza.

Novas tecnologias

O investimento inclui o uso de diversas tecnologias, de acordo com as diferentes estratégias de regularização dos locais, considerando áreas de complexidade social.

A aplicação dessas tecnologias propicia uma rede de energia moderna e mais segura, dotada de cabos compactos e isolados, sistema de medição centralizada com leituras e operações para restabelecimento à distância, todos os equipamentos telecontrolados e monitorados pelos Centros de Operação da Cemig. “Trata-se de um fornecimento de energia elétrica muito mais eficiente e seguro para nossos clientes e nossas equipes”, finaliza o engenheiro da Cemig.

Energia Legal em números: