Prefeitura de BH inaugura novos centros de saúde, beneficiando mais de 700 mil residentes
Com o início do funcionamento da nova sede do centro de saúde Conjunto Santa Maria, nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Belo Horizonte completa a marca de 50 novas unidades de atenção primária entregues para a população, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.
O projeto de qualificação da Atenção Primária tem o objetivo de melhorar a infraestrutura e proporcionar mais conforto para os usuários e trabalhadores. As reconstruções dos centros de saúde são realizadas por meio de Parceria Público Privada (PPP).
O modelo de PPP adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceira privada. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da Prefeitura de Belo Horizonte, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O contrato inicial previa a reconstrução de 50 centros de saúde. “No final do ano passado o prefeito Fuad Noman determinou a ampliação para 59. Esta é uma das mais importantes conquistas para nossos usuários e trabalhadores. As novas unidades são modernas, amplas e possuem espaços acolhedores e humanizados, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável”, afirma o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Centro de Saúde Conjunto Santa Maria
A nova sede do centro de saúde Conjunto Santa Maria está funcionando na Rua Gentios, 821, São Bento, e atende o público das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A unidade é referência para o atendimento de, aproximadamente, 22 mil pessoas dos bairros Conjunto Santa Maria, Vila Antena, Luxemburgo, São Bento, Santa Lúcia e Belvedere.
O centro de saúde Conjunto Santa Maria conta com duas Equipes de Saúde da Família, além de clínico, ginecologista, pediatra, psiquiatra, psicólogo e equipe de Saúde Bucal. Na nova sede são 17 consultórios, sendo um odontológico, além de salas de espera, triagem, procedimentos, curativos, coleta, vacinação, higienização e um espaço multiuso. Há ainda farmácia e setor de Zoonoses. A estrutura foi projetada para garantir fácil acesso às pessoas com mobilidade reduzida.
Qualificação da Atenção Primária
Dos 59 novos centros de saúde, 50 já foram entregues. No momento há quatro obras em andamento. Confira todas as unidades contempladas pelo projeto de qualificação da atenção primária:
Unidades em construção
CS Heliópolis
CS Diamante
CS Dom Orione
CS Céu Azul
Obras a iniciar
CS Independência
CS Itamarati
CS Alameda dos Ipês
CS Nova York
CS Minas Caixa
Unidades Entregues
CS Cabana
CS Boa Vista
CS Itaipu/ Jatobá
CS Coqueiros
CS Serra Verde
CS Lajedo
CS Copacabana
CS Santa Mônica
CS Marivanda Baleeiro/ Paulo VI
CS Carlos Renato Dias
CS Vila Maria/ João Vital
CS Aarão Reis
CS Confisco
CS Lisandra Angélica David Justino – Túnel de Ibirité
CS Mantiqueira
CS São Paulo
CS Piratininga
CS Santa Maria
CS Vila Pinho
CS Urucuia
CS Etelvina Carneiro
CS Rio Branco
CS Jardim Alvorada
CS Carlos Prates
CS Zilah Spósito
CS MG-20
CS João Pinheiro
CS Havaí
CS São Jorge
CS Jardim Comerciários
CS Ventosa
CS Floramar
CS Felicidade II
CS São Bernardo
CS Cícero Ildefonso
CS Mariano de Abreu
CS Tupi
CS Pedreira Prado Lopes
CS Serrano
CS Jardim Leblon
CS Santa Amélia
CS Campo Alegre
CS Maria Goretti/ Ipê
CS Granja de Freitas
CS Padre Eustáquio
CS Fábio Correa Lima
CS Trevo
CS Primeiro de Maio
CS Horto
CS Conjunto Santa Maria
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.