Nova Lei Estabelece ‘Marco Zero’ de Belo Horizonte
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na rua Sergipe, passa a ser o marco zero da cidade
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24 de julho) a lei que determina o “marco zero” da capital mineira. A medida foi assinada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) e partiu de um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal apresentado pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares.
A partir da publicação desta quarta-feira, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na rua Sergipe, no bairro Boa Viagem, passa a ser o marco zero de Belo Horizonte. De forma técnica, as coordenadas geográficas do Marco Zero de Belo Horizonte são: 19º 55’ 43” S 43º 56’ 06” O.
O projeto de lei foi apresentado após estudos indicarem que o primeiro homem a chegar a Belo Horizonte foi Francisco Homem Del Rei, fazendeiro vindo de Portugal, que trouxe consigo em sua nau uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, a protetora dos navegantes. Em meados de 1700, ainda no início do século XVIII, Del Rei construiu uma pequena capela de pau a pique para abrigar a imagem, dentro da fazenda da família portuguesa, e ao seu redor desenvolveu-se o Curral Del Rei, hoje, Belo Horizonte, a capital do Estado. Com o passar dos anos a pequena capela passou por obras e reconstruções até se chegar na atual Catedral de Boa Viagem.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.