Minas Gerais enfrenta escassez de vacinas contra catapora; Ministério da Saúde realiza compras emergenciais
O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (03 de outubro) que tem enfrentado dificuldades para receber de forma regular as doses da vacina contra catapora do laboratório produtor. Em resposta a essa situação, a pasta iniciou aquisições emergenciais junto a outros fornecedores nacionais e internacionais para evitar o desabastecimento. Entre janeiro e setembro de 2024, o Estado de Minas Gerais recebeu 225.500 doses da vacina, das quais 217.560 já foram aplicadas.
No final de 2023, foram adquiridas 2,7 milhões de doses por meio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), com previsão de entrega de 150 mil doses até setembro de 2024. O processo de aquisição regular de vacinas para o ano de 2024 encontra-se em fase final, com a expectativa de normalização do fornecimento no primeiro semestre de 2025.
Calendário Nacional de Vacinação
O calendário prevê duas doses de vacinas contendo o componente varicela para crianças de 15 meses a menores de 7 anos: dose única da vacina tetraviral aos 15 meses, em crianças que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral; e uma dose da vacina varicela monovalente aos 4 anos, podendo ser feita até 6 anos 11 meses e 29 dias em crianças não vacinadas.
A vacina contra a catapora também é indicada para populações indígenas a partir dos 7 anos e para trabalhadores da saúde a partir dos 18 anos, que não tenham sido vacinados ou que não possuam histórico de contaminação pela doença. Em 2024, Minas Gerais registrou um óbito causado pela enfermidade.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.