Culinária Mineira Representa o Brasil nas Olimpíadas e Viraliza nas Redes Sociais
No Minas Bar, atletas e turistas elogiaram quitutes; governador Zema saudou na manhã deste domingo (11) as medalhas do ouro no vôlei de praia feminino
Minas Gerais marcou uma forte presença nos Jogos Olímpicos de Paris. O Minas Bar – uma iniciativa do governo de Minas para promoção do turismo através da cultura alimentar – encantou atletas, medalhistas e turistas brasileiros e de outras partes do mundo. Uma das postagens que viralizou nas redes sociais foi a da medalhista Rayssa Leal, bronze no skate, declarar que a comida mineira merecia medalha de ouro. A imagem mostrava a atleta experimentando comidas típicas do Estado, como pão de queijo com pernil e broa de milho, entre outros quitutes. Rayssa gostou tanto da experiência no Minas Bar que afirmou: “Vocês de Minas têm uma coisa mais aprimorada. Eu vou para lá, vou morar lá”.
Além de Rayssa Leal, passaram pelo estande mineiro o surfista Gabriel Medina, bronze na categoria; Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira, bronze na ginástica olímpica por equipe; Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leonardo Gonçalves, William Lima, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva, bronze na disputa por equipe mistas; Beatriz Ferreira, bronze no boxe; Marcelinho Hertas e Victor Benitez, da equipe do basquete; a dupla André e George, do vôlei de praia; o ginasta Arthur Zanetti; e a campeã olímpica Maurren Maggi. A maioria deles degustou a culinária mineira e aprovou com muitos elogios; outros marcaram presença no estande apenas para prestigiar Minas.
Para encerrar os Jogos Olímpicos, na noite de sábado (10), aos pés da Torre Eiffel, principal cartão-postal de Paris, a mineira Ana Patrícia, natural de Espinosa, e a sergipana Duda, de São Cristóvão, levaram o ouro no final do vôlei de praia feminino. Ao visitarem o Minas Bar neste domingo pela manhã, elas experimentaram nossos quitute e foram saudadas em videochamada pelo governador de Minas, Romeu Zema.
Localizado na Casa Brasil, espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, o Minas Bar ofereceu uma autêntica experiência da cozinha mineira, oferecendo diariamente produtos como queijos das regiões das Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte; milho frito com queijo e manteiga; torresmo com purê de limão e coentro; pão de queijo de queijo com pernil; frango a paçoquinha; verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira; mandioca crocante com molho de manteiga de garrafa e bomba de goiaba com queijo canastra, com cardápio assinado pelo chefe Henrique Gilberto. No lugar do croissant, o pão com manteiga e café com leite queimado.
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre governo de Minas, plataforma Fartura Comidas do Brasil e Grupo Viela. Minas ainda apresentou o espaço Pedale por Minas, com imagens de várias partes do Estado. O governo de Minas estima que cerca de 7.000 pessoas passaram pela Casa Brasil. É o caso do norte-americano Stephen Hill, que, ao saborear os quitutes, definiu como “maravilhosa” a proposta de trazer a cozinha mineira para a França. Já a paulista Gabrielle Grandini, residente há 19 anos no país, considerou a experiência mineira como a melhor da Casa Brasil. Por sua vez, a mineira Claudia Xavier Correa, atualmente residindo em Portugal, disse que “matou a saudade do Estado”.
Presente todos os dias ao Minas Bar, a secretária-adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, representando a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas, destacou: “As ações do governo de Minas no Jogos Olímpicos de Paris, realizadas em transversalidade com a cultura, o turismo e o esporte, é uma vitrine importante para promover o destino Minas. Brasileiros e pessoas de várias nacionalidades passaram pelo Minas Bar e experimentam nosso cardápio, que segue conquistando paladares e corações. Através da cozinha mineira, de nosso jeito peculiar de receber, apresentamos cultura e mineiridade. Também oferecemos imersão em diversas paisagens mineiras enquanto o turista pedalava uma bike”.
Para a secretária-adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega, o Minas Bar associado ao Pedale por Minas superou todas as expectativas. “Sem dúvida foi a atração mais disputada, comentada, filmada e instagramada dentro da Casa Brasil, ficando evidente que o objetivo de apresentar Minas Gerais através da nossa cozinha e de um ambiente interativo foi uma escolha acertada, que trará benefícios diretos para o turismo no Estado, gerando emprego e renda para o cidadão mineiro”, disse.
O subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Tomás Mendes, destaca a importância das bolsas proporcionadas pelo governo de Minas para capacitação e desenvolvimento de atletas e treinadores: “Eu gosto de destacar a importância do Bolsa Atleta. Hoje, nós estamos com atletas tanto na Olimpíada quanto na Paralimpíada, além de treinadores pelo Bolsa Técnico. O auxílio contribui para melhores condições de treinamento, de estruturas e faz com que os atletas possam representar o nosso Estado, nosso país”.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 se encerram neste domingo (11), mas o Minas Bar continua nos Jogos Paralímpicos no período de 28 de agosto a 8 de setembro. Minas Gerais participa da comeptição com 13 atletas paralímpicos em esportes como natação, halterofilismo, ginástica de trampolim e atletismo.
Fonte: O tempo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui