Belo Horizonte é referência nacional na reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

Com 1.072 pessoas certificadas desde sua criação, o Programa Estamos Juntos, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), se consolida como uma referência nacional na inclusão produtiva da população em situação de rua. A mais recente formatura, realizada nesta quarta-feira (14), certificou 58 novos participantes de quatro turmas do programa.
“O problema é morar na rua, não a pessoa que está lá. É nisso que acreditamos ao investir em ações como o Estamos Juntos, que trata com dignidade e oferece alternativas reais para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Álvaro Damião, durante o evento.
A iniciativa promove a capacitação e o encaminhamento de pessoas em situação de rua ou com trajetória nas ruas para frentes de trabalho da Prefeitura – como limpeza urbana e jardinagem – e, posteriormente, para o mercado formal de trabalho. Atualmente, 159 participantes atuam em serviços municipais e 110 já estão empregados com carteira assinada.
Com reconhecimento crescente, o programa atraiu o interesse de outras cidades. Representantes das prefeituras de Curitiba, Recife e Nova Lima já buscaram conhecer a experiência de BH.
Parcerias com empresas e apoio social
Empresas como Pizza Pazza e Supermercados Epa já aderiram ao programa e receberam homenagem da PBH. A Prefeitura oferece, inclusive, um selo de responsabilidade social para companhias que se tornem parceiras, com benefícios como condições especiais de negociação de dívidas municipais.
“Firmamos parcerias com diversos setores, como construção civil, bares, restaurantes e supermercados. Essa rede ajuda a transformar um desafio social em oportunidade para todos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria.
O processo começa com a triagem de pessoas em abrigos e centros de acolhimento. Após um trabalho de fortalecimento socioemocional, os participantes recebem bolsa-auxílio de R$ 540 por até 180 dias, fazem oficinas profissionalizantes e atuam em estágios nos equipamentos públicos.
Após a inserção no mercado, os participantes continuam sendo acompanhados por assistentes sociais por mais quatro meses e são direcionados a programas de moradia.
Rede Cidadã: suporte para a transformação
Parceira do projeto, a organização da sociedade civil Rede Cidadã atua na capacitação e no encaminhamento dos beneficiários para o mundo do trabalho.
“Nosso foco é a reconstrução do emocional dessas pessoas. Só assim elas conseguem retomar o protagonismo e encarar os desafios do emprego com confiança”, afirmou o diretor executivo da Rede, Fernando Alves.
Coordenado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, o Estamos Juntos vem mostrando que políticas públicas bem articuladas podem resgatar vidas e gerar impacto positivo na cidade.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.