Governador empossa nova ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais

Governador empossa nova ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais

Gabriela Siqueira assume a OGE/MG com a missão de continuar o trabalho de garantir uma gestão pública transparente, íntegra e responsável

O governador Romeu Zema empossou a nova ouvidora-geral do Estado, nesta terça-feira (21/1), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A servidora de carreira Gabriela Siqueira assume a chefia da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) no lugar de Simone Deoud, que estava à frente da instituição desde 2019.

O governador Romeu Zema reforçou o papel da OGE/MG para que o Governo de Minas possa promover uma gestão que vá ao encontro do anseio da população.

​”Sempre considerei esta atividade de extrema importância. Sempre fui adepto de adotar a linha de gestão de escutar quem está na linha de frente. Quando você não escuta o que está acontecendo no atendimento ao cidadão, você não sabe se está fazendo uma gestão adequada e uma administração boa”, disse Romeu Zema.

 “Desde o início da nossa gestão, fizemos questão de fortalecer a estrutura da ouvidoria e prova disso que a quantidade de manifestações dos cidadãos cresceu muito nos últimos anos”, destacou o governador.

A Ouvidora-Geral do Estado é o canal de interlocução entre o cidadão mineiro e o Governo de Minas. É o órgão responsável pela fiscalização interna dos serviços públicos do Estado, com foco principalmente na prevenção e combate à corrupção.

Ao assumir o cargo, Gabriela Siqueira se comprometeu a continuar o trabalho que vem sendo realizado pela instituição.

“A ouvidoria é um órgão muito importante na mediação entre a administração pública e o cidadão mineiro. As minhas decisões vão ser sempre pautadas na ética e no interesse público e terão o objetivo de continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido, que é de dar voz aos mineiros”, afirma Gabriela Siqueira.

Currículo

Gabriela Siqueira é formada como Especialista em Política Pública e Gestão Governamental (EPPGG) pela Fundação João Pinheiro (FJP). Ela também é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e se tornou Mestre em Ciências Políticas, também na UFMG, em 2018.

Ela já atuava na OGE desde 2021, onde ocupava o cargo de ouvidora-geral adjunta do Estado.