Festival BH Hip-Hop 40 Anos Celebra Cultura no Centro da Cidade
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste sábado (29) o Festival BH Hip-Hop 40 anos que vai ocupar a região central da cidade. A programação gratuita se estende por um dos tradicionais redutos da cultura Hip-Hop e da juventude da cidade, formado pelo viaduto Santa Tereza, o Teatro Espanca (Rua Aarão Reis), o Centro de Referência das Juventudes e a Praça da Estação. Das 13h às 22h, os belo-horizontinos têm acesso gratuito a shows, batalhas de breaking, feira de moda e empreendedorismo, oficinas, exposições, e um grafitaço – que propõe pintura ao vivo em grande painel. Além de estar localizado em área de fácil acesso ao transporte público, o evento conta com intérpretes de Libras e um espaço inclusivo no Teatro Espanca, com programação pensada para atender crianças acompanhadas pelos seus respectivos responsáveis. Iniciativa da PBH, o Festival BH Hip-Hop 40 anos é realizado, neste ano, em parceria com o Instituto Lumiar e com o Fórum Hip-Hop, que também assina a curadoria do evento.
A Cultura Hip-Hop está presente em Belo Horizonte desde 1983 e formou várias gerações. Nessas quatro décadas, esse movimento se manifesta de forma criativa, com forte identidade local: seja na ocupação do espaço urbano, com diversos projetos e programas, seja nas formas de expressão por meio do breaking e suas variações, da poesia Rap e do Grafitti.
Segundo a secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o Festival BH Hip-Hop 40 anos integra uma política pública criada com o objetivo de valorizar e fortalecer a cena Hip-Hop e a arte urbana de Belo Horizonte, expandindo seu espaço de expressão e troca de conhecimento. “Nesses 40 anos do Hip-Hop, nosso desejo é jogar luz na produção de artistas do graffiti, do rap, do break, afirmando a relevância e o impacto dessa cultura para nossa cidade. Queremos ampliar a visibilidade do movimento, em meio a tantos outros projetos, ações e intervenções no gênero, que já ocorrem na cidade, dando protagonismo aos agentes e entusiastas da cultura Hip-hop”, comenta.
Para Bárbara Bof, diretora de promoção dos direitos culturais da Fundação Municipal de Cultura, “o Festival BH Hip-Hop 40 anos celebra a cultura, a criatividade e a paixão pela arte urbana e sua capacidade de unir diferentes pessoas. Com estrutura inclusiva e acessível, o evento é fruto da demanda e trabalho dos agentes culturais da cidade. Esta é mais uma importante ação do poder público reconhecendo a relevância do Hip-Hop para a cultura urbana”, destaca.
O evento conta ainda com a Feira Colaborativa de Empreendedores do Hip-Hop que trará lojas e marcas regionais focadas na cultura Hip-Hop. Além dos agentes da moda, empreendedores de rua, que atuam na cultura Hip-Hop, estarão presentes, oferecendo produtos relacionados ao graffiti, itens temáticos e personalizados.
Embaixo do Viaduto Santa Tereza, no palco principal, os MCs conduzem o encontro como mestres de cerimônia do evento. O público assiste a shows de rap, discotecagem, além de batalha de breaking – executadas por bgirls e bboys, que prometem momentos empolgantes. Também está prevista ao longo da programação, a esperada batalha de MCs, que exige dos intérpretes habilidade para improvisar e muita poesia, e ainda um duelo de DJs – uma novidade na cena de BH, embora marcante entre os expoentes do Hip-Hop mundial.
Na Praça da Estação, das 13h às 18h, acontece o “Grafitaço”: performance coletiva com pintura ao vivo, em grande painel, conduzida pelos artistas visuais Lost, Goma, Edmun, Fênix, Wanatta, Ella Proença, Surto, Hely Costa, Tina Soul, Tefa, Puella, Dean, Carol, Kakaw, Lacruz.
No Centro de Referência das Juventudes (CRJ), a partir das 13h, serão ministradas as oficinas “Ritmo e Poesia”, com o artista JP e “Danças Urbanas”, com Guidá. No mesmo local, também estarão expostos trabalhos dos artistas Conin e Bêa Puri.
Espaço inclusivo e acessibilidade – Festival BH Hip-Hop
Além de ser uma região acessível por transporte público, a programação do “Festival BH Hip-Hop 40 anos” contará com intérpretes de língua de sinais durante as apresentações no palco principal e oficinas no CRJ.
A programação foi construída refletindo sobre a necessidade de oferecer um espaço adequado e com programação específica para a infância. Para tanto, será montado um espaço inclusivo no Teatro Espanca para atender crianças acompanhadas de seus respectivos responsáveis, com estrutura de apoio (água, sombra, sanitários) e a presença de monitores com atividades lúdicas.
Serviço
= Festival BH Hip-Hop 40 anos =
Em parceria com o Fórum Hip-Hop, que também assina a curadoria do evento
29 de junho, sábado – 13h às 22h
Embaixo do Viaduto Santa Tereza | Teatro Espanca | Praça da Estação | Centro de Referência das Juventudes – CRJ
Palco Viaduto
13h às 22h Feira colaborativa com empreendedores do Hip-Hop
13h às 14h d junky e Dj Mano Pim + Fala e abertura Palco viaduto
14h às 14h30 Mestre de Cerimônia falando sobre a ZCPE com o Festival + dj Palco viaduto
14h às 21h espaço Kids (14h às 18h monitores – 18h às 21h espaço aberto) Teatro espanca
14h30 às 14h50 pocket show “Hip-Hop faz 50” Palco viaduto
14h50 às 15h troca de palco com Mestre de cerimônia falando dos graffites Palco viaduto
15h às 17h30 batalha de breaking Palco Viaduto
17h30 às 17h50 pocket show “LadoB” Palco viaduto
17h50 às 18h troca de palco com Dj Palco viaduto
18h às 19h20 batalha de mcs 1a e 2a fase Palco viaduto
19h20 às 19h30 troca de palco com Mestre de cerimônia falando dos feirantes Palco viaduto
19h30 às 20h05 show “La Plaza” Palco viaduto
20h05 às 20h10 troca de palco com Dj residente Palco viaduto
20h10 às 20h45 show “Inza Princess” Palco viaduto
20h45 às 20h50 troca de palco com Dj residente Palco viaduto
20h50 às 21h10 final batalha de mcs Palco viaduto
21h10 às 21h50 show 92BPM Palco viaduto
21h50 às 22h encerramento
Grafitaço Praça da Estação 13h às 18h
Lost – Goma – Edmun – Fênix – Wanatta – Ella Proença
Surto – Hely Costa – Tina Soul – Tefa – Puella – Dean – Carol – Kakaw – Lacruz
Centro de Referência da Juventude – CRJ
Arena Barracuda
13h às 14h – Abertura da exposição + DJ Black Josie CRJ
14h às 16h – Oficina “Danças Urbanas” com Guidá CRJ
16h às 17h – DJ Black Josie CRJ
13h às 17h – Exposição Conin e Bêa Puri
Auditório
14h às 16h – Oficina “BH HIP-HOP 40 ANOS. Ritmo e Poesia” com JP CRJ
Teatro Espanca – Espaço Infantil
14h às 18h
Graffiti e Rima com Kroif
Danças Urbanas com Gabi Chaves
Circo (pinturas, malabares, equilibrismo) com Damon
18h às 22h
Espaço de apoio para crianças acompanhadas pelos responsáveis
Feira de Moda e Empreendedorismo
13h às 22h
Abelharte Artesanato, zines e adesivos de coletivos Junto com Afropaty
Lojinha da Cristina salgados, guloseimas, batata frita, mini pizza.
Dados Drinks cerveja, xeque mate, água
pq.pudim artes visuais em quadros, adesivos, packs e etc
Brutos Burger batata frita, hamburger, macarrão na chapa, refrigerante, cerveja e suco
Sem H brincos e acessórios
Pico Norte produtos de tabacaria e roupa
Trancistas Tranças simples
Agomide roupas femininas
Analuh Store roupas
Afroebony roupas
LR Alimentas Paçocas, grãos e mudas
Magia Doces doces, bolo no pote, bombons e tortas
Afropaty gloss veganos junto com Abelharte
Henrick tsade grafittes em telas
Make a Wish lanches veganos
Kombreja 2Black
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.