Prefeitura de Governador Valadares apoia feirantes: Doação de barracas a associações locais

Prefeitura de Governador Valadares apoia feirantes: Doação de barracas a associações locais

Ação faz parte de processo de modernização conduzido pela Prefeitura e Sebrae que garante apoio na organização dos espaços com novas estruturas, identidade visual e cursos de qualificação para feirantes

A Prefeitura doou na tarde doa dia (8), 335 barracas a três associações de feirantes do município. Foram beneficiadas a Associação de Cooperação Mista dos Feirantes da Agricultura Familiar Agroecológica de Governador Valadares (ACOMFAFA/GV) com 50 barracas; a Associação Novos e Usados com 64 barracas; e a Associação Feira Livre que recebeu 221 unidades. A entrega aconteceu no auditório da Prefeitura que ficou cheio.

O prefeito André Merlo destacou que desde o início de sua gestão, em 2017, os feirantes têm recebido uma atenção especial do governo. “Se não houver uma organização pelo poder público, projetos como este de modernização das feiras de Valadares não vão à frente”, disse. Entre as políticas públicas voltadas aos feirantes e agricultores familiares, o prefeito citou ainda todo o apoio em assistência técnica, logística, maquinário e transporte que tem sido dado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA), viabilizando a comercialização da produção dos agricultores nas feiras e por meio de programas do governo federal como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Merlo resgatou também a modernização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que definiu novas regras para renovações e validações de produtos de origem animal e o convênio com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE) que, além de garantir a segurança alimentar, fortalece as agroindústrias e abre novas perspectivas de comercialização na região para os agricultores locais. E informou ainda sobre a contratação que possibilitará a regularização do Mercado Municipal, assim como vem sendo feito em vários bairros da cidade.

Investimentos

Foram investidos R$ 760 mil na nova estrutura das feiras. A secretária municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Rosângela Gonçalves Coelho Villas Boas, disse que a entrega das barracas é positiva para toda a cidade. “Além da modernidade e fluidez a todas as feiras, como forma de resgatar esses espaços também para as novas gerações, as novas barracas vão trazer identidade, segurança e proteção aos feirantes e a todas as pessoas que frequentam os espaços”.

O presidente da feira livre, Kleyton Marcius Teodoro, reconheceu o apoio da gestão aos feirantes desde a época da pandemia. E comemorou as conquistas dos registros das associações: “Quero agradecer a todos que nos ajudaram neste processo e que contribuíram para nossas conquistas. O apoio da SEMA foi uma peça importante, assim como os muitos projetos desta gestão, que tem contribuído com nossas atividades, como os registros das associações e as novas barracas”, salientou.

Conselheiro Fiscal da Associação Novos e Usados, Ivan Loureno disse que participar da feira é gratificante e com as novas barracas será ainda melhor. “A entrega das barracas significa uma vitória que conquistamos com a ajuda da Prefeitura. Com certeza, a nova estrutura e organização vão trazer mais clientes para prestigiar nossa feira”.

Presidente da Acomfafa, Maria de Souza Pereira, disse que as novas barracas chegam significando muito para os feirantes. “Nossos clientes sempre perguntam porque não havia melhora nas condições da feira e agora todos poderão ver. Nossos feirantes ficarão felizes por receber uma nova barraca, com mais segurança, será também um estímulo para o trabalho”.

Também participaram do evento o vereador Paulinho Costa, que representou a Câmara Municipal, o analista do Sebrae, George Souza, e representantes da Emater, Fiemg Regional Rio Doce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretários e gestores municipais.